Rascunho automático 13

NotíciasJulho: mês de conscientização das hepatites virais

O Julho Amarelo é uma campanha que visa alertar a população sobre a prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de remédios, álcool e drogas, ou por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

A Propav Construção e Montagem apoia a iniciativa e divulga informações dentro e fora da empresa como parte do programa ProVida, que atua na disseminação de assuntos relevantes sobre segurança, meio ambiente, saúde, qualidade e compliance.

A hepatite nem sempre apresenta sintomas, mas pode vir em forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso das hepatites virais, elas são causadas por vírus, podendo se dividir em 5 tipos:
• Hepatite A: é uma infecção mais leve causada por más condições de higiene e tem vacina.
• Hepatite B: tem vacina e sua transmissão ocorre por via sexual e contato sanguíneo.
• Hepatite C: não tem vacina sendo o contato sanguíneo a principal forma de transmissão. Pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.
• Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD), só ocorre em pacientes já infectados pelo vírus da hepatite B. A vacina contra a hepatite B também protege da hepatite D.
• Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via fecal ou oral, provocando grandes epidemias.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente um teste e também o tratamento para todos os tipos de hepatite. Pessoas com mais de 45 anos devem procurar as unidades de saúde para fazer o teste e o tratamento em caso de testar positivo.

Voltar
YouTube
LinkedIn